O case NEWE foi uma carta de amor ao desafio de criar uma nova marca.
Somos apaixonados por Branding, que é uma maneira de contar e viver histórias, gerando valor, identificação e transformação para o negócio e para as pessoas. E dessa vez, recebemos o convite para criar o nome e a marca de uma empresa de seguros agrícolas com atuação em todo país, em uma nova e importante fase no mercado: a diretoria e a operação estreavam uma nova fase 100% brasileira.
Foram 8 meses de desenvolvimento. Conversas, rodadas de reuniões, entrevistas com o comitê de mudança de marca, muitas possibilidades, algumas dificuldades. O mercado de seguros no Brasil é extremamente intenso, e era necessário mapear todos os nomes de seguradoras e corretoras existentes no país. Em total sinergia com os clientes, foi aberta uma campanha interna de sugestões de nomes, e para nossa alegria, a proposta NEWE surpreendeu a todos.
Foi praticamente paixão à primeira ouvida. A palavra, NEWE, exemplo de Neologismo, significa Nós e Novo, tudo junto e ao mesmo tempo. O caminho estava traçado. Bastava encontrar visualmente a estrutura de construção para a marca, inspirado nos atributos e arquétipos que mapeamos.
O percurso de construção visual teve como primeiro insight a rota das máquinas agrícolas nos campos. Desse primeiro passo, seguimos na construção da marca, inspirada na trajetória que descobrimos, adequando cada elemento do processo ao discurso visual:
Confiável (O Cuidador): Arquétipo e Atributo representados pela proteção das 3 linhas, formando um abrigo.
Especialista (O Sábio): Arquétipo e Atributo representados pela Caixa Alta.
Agro e Nicho (O Sábio): Arquétipo e Atributos representados pelas 3 linhas, que remetem aos desenhos agrícolas.
Ágil (Cuidador) e Aberta (Tipo Comum): Arquétipos e Atributos representados pelas 3 linhas em movimento e simbolizando os 3 portes de produtores – pequeno, médio e grande.
Nosso último passo foi a finalização do Manifesto, escrito a muitas mãos, e o tag line, endossado pela Ranga e desenvolvido pelos sócios. A gente realmente pede para todo mundo botar a mão na massa, afinal, não criamos nada, descobrimos tudo e o nosso processo é colaborativo mesmo.
Falando em colaboração, encerramos e entregamos o job com a vista linda da Baía de Guanabara num evento de apresentação do case da nova marca para toda a empresa. Encerramos o evento na certeza do bom trabalho e confiantes que essa nossa parceria vai longe.
ClientClient NameServicesArt Direction, Design, Web DesignYear2015